O Marketing por correspondência direta tornou-se mais dispendioso nos últimos anos, mas ainda permanece como a abordagem mais eficaz para alcançar públicos específicos, como idosos e aqueles que não se sentem à vontade para fazer compras pela Internet. No entanto, para que seu investimento em marketing direto pelo correio seja lucrativo, é crucial prestar uma atenção meticulosa ao design de sua campanha, garantindo o uso de técnicas comprovadas para alcançar o sucesso neste meio.
A Proposta
A proposta, em outras palavras, a "oferta" que você está apresentando ao seu público-alvo, precisa ser clara, impactante e orientada para benefícios. Enquanto seu destinatário percorre seu material de correio, sua peça terá apenas meio segundo de atenção visual. Se não conseguir captar a atenção nesse tempo, é provável que sua peça seja descartada sem ser aberta. Uma vez aberta, sua peça precisa ser capaz de comunicar em poucas palavras por que a oferta vale o tempo e a atenção do destinatário.
A Lista
O segundo aspecto mais crucial de uma campanha de mala direta bem-sucedida é a lista para a qual ela é enviada. Uma lista composta por pessoas que não têm interesse em seu produto ou serviço resultará em baixas taxas de resposta e desperdício de dinheiro, independentemente de quão econômica seja a lista em si. É mais vantajoso investir em uma lista de destinatários altamente segmentada, com um histórico de resposta a ofertas de mala direta semelhantes.
Os Cinco Componentes Padrão
Existe uma fórmula de cinco componentes amplamente utilizada em pacotes de correio direto que resistiu ao teste do tempo. Ela inclui: 1) o envelope externo; 2) uma carta de vendas persuasiva e orientada para benefícios; 3) um folheto, panfleto ou apresentação do produto ou serviço; 4) uma "nota de destaque", que é uma mensagem curta e dobrada projetada para chamar a atenção de pessoas que não foram convencidas pela carta de vendas inicial; e, por fim, 5) um dispositivo de resposta, geralmente um envelope com porte pago ou um cartão que o destinatário pode usar para solicitar mais informações ou fazer uma compra.
Chamada para Ação
Cada componente de seu pacote deve deixar claro para o leitor qual a ação que você deseja que ele tome. Essa "chamada para ação" precisa ser específica e adequada ao produto que está sendo vendido. Por exemplo, um mailing para um produto de alto valor, como um carro, pode incentivar a visita a uma concessionária local, enquanto uma campanha de clube do livro pode tentar levar o destinatário a ligar para um número gratuito com um cartão de crédito para se inscrever em uma associação. Seja qual for a ação que você esteja tentando estimular, não hesite em indicá-la claramente; um leitor deixado para descobrir o próximo passo por conta própria provavelmente não tomará nenhuma ação.